Nossa hemeroteca reúne notícias de imprensa, que registram o trabalho de Rômulo Gonçalves e seus artigos publicados desde 1938, com sua opinião sobre diversos assuntos históricos, pedagógicos, filosóficos, sempre dentro de uma ótica humanista. O material reunido abrange o período entre 1938 a 1983. Constam também citações e homenagens à sua pessoa em vida e após seu falecimento em 2008. Esses documentos foram obtidos a partir de pesquisa realizada na Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional e material de seu arquivo pessoal.
Nossa hemeroteca reúne notícias de imprensa, que registram o trabalho de Rômulo Gonçalves e seus artigos publicados desde 1938, com sua opinião sobre diversos assuntos históricos, pedagógicos, filosóficos, sempre dentro de uma ótica humanista. O material reunido abrange o período entre 1938 a 1983. Constam também citações e homenagens à sua pessoa em vida e após seu falecimento em 2008. Esses documentos foram obtidos a partir de pesquisa realizada na Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional e material de seu arquivo pessoal.
Notícias
Dr. Liberdade: conheça a história do advogado goiano considerado herói anônimo na ditadura militar
ago 3, 2019
“Os recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro à Comissão Nacional da Verdade (CNV) trazem à tona o papel do aguerrido advogado goiano Rômulo Gonçalves, que teria feito 101 anos no último mês de julho. Ele morreu com 90 anos, em 2008, deixando para a história um legado de coragem em nome da livre manifestação de opinião. Muito do que fez está no registro da CNV.”
Emoção marca ato da OAB em homenagem a advogados de presos na ditadura
nov 20, 2012
“Num ato marcado pela emoção e considerado pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, um dos mais memoráveis de sua gestão, a entidade homenageou hoje (13) advogados brasileiros que atuaram na defesa de presos e perseguidos políticos durante a ditadura militar. Rômulo Gonçalves, in memoriam, foi um dos homenageados.”
Advogado Goiano Será Homenageado pela OAB e Câmara dos Deputados
“Na Semana do Advogado, advogados de presos e perseguidos políticos da Ditadura Militar serão homenageados pela Câmara dos Deputados e pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB). Um deles será o ex-presidente da OAB-GO, Rômulo Gonçalves, que presidiu a seccional no período de 1961 a 1966.”
Rômulo Gonçalves, herói da liberdade
nov 11, 2008
“Faço coro com Valterli. A OAB (de Goiás e do Brasil) deveria se pronunciar com o falecimento do seu ilustre associado, a Assembléia Legislativa, a Câmara Municipal, a Câmara Federal, o Senado. Porque Rômulo fez história. Aliás, chego a dizer que foi talvez um dos personagens mais brilhantes da luta contra a ditadura militar em 1964.”
STF Pede ao Planalto Intervenção em Goiás
dez 30, 1986
“O procurador (geral do Estado de Goiás Rômulo Gonçalves) também critica a decisão judicial, afirmando ter sido ela tomada “após justificação unilateral de posse” feita pelo fazendeiro Miguel Rinaldi. E se referindo à possibilidade de intervenção federal como “violentíssima medida”, afirma que a Justiça local está melhor aparelhada para examinar sua legitimidade e procedência, por estar mais próxima dos acontecimentos, como também ‘pela seriedade ou negligência, que acaso, já venha notando no comportamento do magistrado prolator do despacho ainda não cumprido’.”
Goiás Não Cumpre sentença e STF Pede Intervenção
dez 20, 1986
“A Procuradoria Geral do Estado de Goiás emitiu parecer pedindo que o pedido de Rinaldo fosse indeferido.”
Tribunais Superiores: Defesa
jul 23, 1971
“Quem defende o ex- Senador é o advogado Rômulo Gonçalves que vai sustentar, que à época em que o sr. João Abrahão proferiu seus discursos tidos como atentatórios à Segurança Nacional, o parlamentar estava protegido pela imunidade consagrada no texto do artigo 34 da Constituição Federal.”
Ato na OAB condena arbitrariedades
out 6, 1983
A Ordem dos Advogados do Brasil-Seção DF, reuniu-se ontem em sua sede, sob coordenação de seu presidente, Maurício Correa, para um ato de desagravo em favor do advogado Antônio Carlos Osório, que se declara vítima da arbitrariedade policial praticada pelo delegado Francisco Feitosa, da 1ª DP.
Quinan Não Vai Admitir Pressões
mar 11, 1986
“O teor de seu discurso surpreendeu ontem as autoridades, políticos e populares que assistiram a posse do professor Servito Menezes Filho na Secretaria do Planejamento e do advogado Rômulo Gonçalves na Procuradoria Geral do Estado.”
OAB Denuncia Violência da Itaipu-Binacional
jun 15, 1982
“E o conselheiro Rômulo Gonçalves disse que ‘o que se está fazendo em termos de terras no Brasil, inclusive com a conivência do Supremo, é um a indignidade’.”
SS de Goiás Processa Caiado por Difamação
jun 8, 1983
“O Secretário de Segurança Pública de Goiás, deputado José Freire, ofereceu queixa-crime contra o deputado federal Basílio Caiado (PDS) , por calúnia e injúria, no Supremo Tribunal Federal. Tendo como procuradores os advogados José Crispim Borges e Rômulo Gonçalves, Freire solicita que Basílio Caiado seja processado com base em um discurso pronunciado no dia cinco de abril último, onde o deputado do PDS acusa de corrupto e de possuir uma garagem em Brasília destinada á troca de número de motores de veículos para venda no exterior.”
A “Lei” é Pior do que Se Pensa
dez 4, 1978
“A nova Lei de segurança Nacional, apontada como parte das reformas políticas do governo do general Geisel, é pior do que se pensa. Esta é a opinião do advogado Rômulo Gonçalves, apresentada na semana passada em Brasília, durante entrevista coletiva.”
STF Mantém Prisão, mas Admite Recurso
abr 4, 1979
“Carol Stalim Dias Leal, acusado de participar de organização subversiva no período de 1969 a 1972 e de distribuir o Jornal Voz Operária.”
Mesa Debaterá LSN
nov 18, 1978
Com Lula, José Carlos Dias, Plínio Marques, Carlos Chagas, Rômulo Gonçalves e o padre Virgílio Uchoa da CNBB.
Nova Lei de Segurança Não Evoluiu, Afirma Advogado
nov 30, 1978
“O sr. Rômulo Gonçalves disse que se impunha a eliminação total do malfadado dispositivo, que será arma de coação a jovens e imberbes estudantes, a partir da idade reduzida de 16 anos.”
STM Absolve 18 Acusados de Subversão
jan 28, 1977
“Absolvidos em 21 de março de 1975, os acusados ficaram dependendo do resultado do STM, da apelação apresentada pelo Ministério Público. Acusado de tentarem reorganizar partido político de atividade prejudicial ou perigosa à segurança nacional, os 20 estudantes, à época, foram declarados livres por insuficiência de provas.”
STM Reduz Pena de Ex-estudante Revel
dez 13, 1977
“Ela foi enquadrada na Lei de Segurança Nacional em 1970 e o advogado Rômulo Gonçalves, na apelação julgada ontem, alegou que Maria José Jaime não estava no país à época dos fatos que motivaram o processo.”
Aeronáutica Absolve Estudantes da UnB
mar 22, 1975
“Segundo a peça acusatória apresentada pela Procuradora Renée Solange da Fonseca, os estudantes estavam ligados a diversas organizações subversivas, como a AP – Ação Popular, PORT – Partido Operário Revolucionário Trotskista e foram enquadrados em diversos dispositivos da Lei de Segurança Nacional. … … Pela defesa falaram os advogados Marcos Heusi Neto, José Guilherme Vivlela, Ulisses Azevedo Braga, Rômulo Gonçalves, José Luiz Clerot, Temistocles Mendonça, Antonio Ponce, Safe Carneiro e Sylvio Guimarães.”
Auditoria Absolve Acusados de Subversão
set 25, 1976
“Dos seis acusado, quatro foram absolvidos de acordo com a sustentação do órgão do Ministério Público, segundo o qual o processo não continha elementos suficientes para justificar uma condenação.”
Alunos Buscam Apoio Contra Atos da UFGO
ago 14, 1971
“Contando com orientação fornecida pelos advogados Rômulo Gonçalves, Beatriz Nickerson Dias Ribeiro e Alberto Gonçalves, os diretórios estudantis da UFGO promoveram durante a última semana reuniões com os estudantes dos núcleos fundamentais, com a finalidade de fornecer-lhes informações sobre o mandado de segurança impetrado.”
Auditoria Militar Funciona Plenamente em Brasília
ago 11, 1971
“Os advogados Antônio Ponce, Ulisses Azevedo Braga, Safe Carneiro, Ivon Faig Tôrres, José Moura Rocha, José Luiz Clerot, Rômulo Gonçalves e Juvenal Antunes Pereira têm sido os mais atuantes advogados na tribuna de defesa da Auditoria.”
Justiça Vê Mandado de Segurança Contra UFGO
ago 8, 1971
“O processo se deve ao fato de os alunos desses cursos considerarem ilegais as resoluções do Conselho Coordenador de Ensino e pesquisa, que tratam da implantação dos princípios da reforma universitária da UFGO.”
Artigos do Rômulo
Novos Rumos à Educação
jul 20, 1958 | Artigos do Rômulo
“Se o mestre não se observa e desconhece as reações de seu processo de pensar, se se esquisita no estudo mecânico e isolado de sua cadeira, sem percepção da vida numa visão total e equilibrada, naturalmente não conseguirá jamais acordar no aluno aquele viver criador, que é trema sensibilidade e profunda inteligência. Para isso é preciso amor. Mas, em lugar dele, preferimos a disciplina, que coage, que mutila e que nos dá deleitosa sensação de superioridade.”
Escravidão Mental
jul 6, 1958 | Artigos do Rômulo
“Sempre que valorizamos excessivamente qualquer coisa, mutilamos a verdade em torno dela, adulteramos inteiramente sua função específica e obstruímos nosso entendimento. E assim se perde a serenidade indispensável para a imparcial e justa apreciação. Vejam-se as últimas notícias sobre o futebol. Dilatou-se por tal arte o valor do grande esporte, que as massas entraram em delírio, em espasmos de ansiada loucura. Belíssima válvula de escape dos dias atormentados que vivemos!.”
O Grande Significado da Educação
jun 8, 1958 | Artigos do Rômulo
“Mas, em que pese o justo anseio de todos quanto militamos no setor educacional, o moço aprende muitas coisas através do estudo, deixando de lado a mais importante delas: SABER VIVER.”
Espírito de Aquisição
maio 28, 1958 | Artigos do Rômulo
“Defrontando com o lucro fácil, seja no setor econômico ou psicológico, o homem fica cego e agride criminosamente seus semelhantes. As mais estúpidas injustiças se lhe figurarão a apoteose da justiça e do direito.”
Falar e Calar
maio 18, 1958 | Artigos do Rômulo
“Não registramos o CALAR da natureza. Estamos seduzidos pelo FALAR dos homens.”
Paz Atual: Convite à Guerra
abr 27, 1958 | Artigos do Rômulo
“Não percebemos que os meios sempre modelam e controlam a finalidade visada. A paz não se estrutura na violência. Se nos armarmos para uma estúpida garantia de tranquilidade, nada mais fazemos que incrementar o ódio, o conflito, a guerra. A paz estudada é ainda um processo da violência, mais perigoso e sutil.”
Relações Humanas
abr 23, 1958 | Artigos do Rômulo
“Parece mesmo que a estrutura econômica foi engendrada por cérebros pervertidos, para premiar a exploração e a insensatez. A falta de compreensão das relações entre os seres humanos e a propriedade significa miséria, sofrimento e guerra.”
Complexo de Virtuosidade
abr 6, 1958 | Artigos do Rômulo
“Nietszche tinha razão. As supostas virtudes humanas representam o câncer da inteligência, a lepra do pensamento, porque estão sempre a reclamar direitos e nunca a reconhecer obrigações.”
Sexo e Dinheiro – Senhores da Civilização Moderna
mar 16, 1958 | Artigos do Rômulo
“A balbúrdia e o bulício espalhafatoso da grande metrópole logo nos apontavam o alvo a que todos os inconscientes sofredores visavam, naquela lufa-lufa atordoada, neurótica e explosiva. Suas consciências anestesiadas pela sedução do próprio engrandecimento, perdiam-se, é claro, entre dois polos grosseiros de amargura e sofrimento: sexo e dinheiro.”
Tudo Depende de Nós…
mar 31, 1957 | Artigos do Rômulo
“Queremos compreensão e não compreendemos; queremos amor e não amamos; queremos ser servidos e não servimos; queremos luz e distribuímos trevas; queremos alegria e distribuímos tristeza; queremos subordinar o universal ao individual o todo à parte, no mais abominável conflito entre o egocentrismo humano e o cosmo centrismo divino.”
Gândi – O Príncipe da Paz
mar 24, 1957 | Artigos do Rômulo
“E quando esse homem esquelético, envolto num pano tombou, um lamento profundo perpassou a consciência da humanidade. Desaparecia o maior monumento vivo da paz. Todos os governos e chefes de religiões homenagearam o príncipe da paz que conseguira a independência de seu povo, sem derramar uma gota de sangue. Ninguém lograra tamanha vitória, dentro de tanta pobreza.”
Petrobrás – A Maior Conquista Nacional
mar 17, 1957 | Artigos do Rômulo
“O Brasil livre da peçonha, respira e a Petrobras toma corpo em todas as inteligências esclarecidas. O triunfo do bem coletivo supera a pôsca deletéria dos sofismas e repercute no campo raso das realizações nacionais. … … A Petrobras deve ser a nossa obsessão coletiva.”
Raças e Sub-raças
fev 28, 1957 | Artigos do Rômulo
“Tudo é engano crasso e repugnante. As sub-raças existem, enquanto não criamos ambiente favorável para o pleno desabrochar de suas forças latentes. Nenhum povo será grande se não dinamizou, em ambiente próprio, suas energias vitais, como reflexo de sua cultura e de sua experiência. Na abalizada opinião de Gilberto Amado, (minha formação no Recife) toda raça será capaz de projetar-se no cenário mundial, se a cercamos de condições econômicas próprias.”
Novo Lastro Moral
fev 3, 1957 | Artigos do Rômulo
“O lastro moral confunde-se com o padrão do lucro e a liberdade enxovalha-se na licença. Enquanto isso, desponta a revolta dos oprimidos, estimulada pelos sentimentos subalternos que, inquestionavelmente, proliferam nessa crise como miasmas em águas poluídas. Sente-se no ar a tragédia apocalíptica e não é preciso que nenhuma ideologia anuncie a aproximação de uma reforma de base, cujas consequências não sabemos até onde podem atingir.”
Legião da Boa Vontade
fev 3, 1957 | Artigos do Rômulo
“Ganha corpo em todo o país o movimento inaugurado pela Legião da Boa Vontade, cujo objetivo primordial é a difusão dos princípios evangélicos e o combate sem tréguas às lutas religiosas.”
Forças Mentais
jan 27, 1957 | Artigos do Rômulo
“Uma bracelete de ouro nada significa para o indivíduo que reclama sabedoria e elevação, mas excitará, sem dúvida, a cobiça diabólica do homem desvairado e infeliz, cujas correntes mentais estejam agregadas ao vale imundo da matéria inerte.”
O Exemplo da Índia
jan 18, 1957 | Artigos do Rômulo
“E ninguém ignora que a projeção alcançada pela Índia no cenário internacional se deve ao intercâmbio comercial com todos os povos do globo. Girasse ela na órbita mesquinha de satélite, como nós, em torno dos Estados Unidos ou da Rússia, e seria apenas uma ovelha no rodeio compreensivo das nações caudatárias. Aguardaria sempre a autoridade impiedosa do patrão, que lhe ditaria o caminho a seguir, inclusive o de fechar seus portos ao comércio da esquerda ou da direita.”
Cessão de Fernando de Noronha
jan 6, 1957 | Artigos do Rômulo
“Além do mais, os entendimentos veiculados pelo Itamarati jamais tiveram o caráter de consulta à nação ou ao Congresso Nacional, como determina o art. 66, inc III, de nossa Carta Magna. Não há compensações legais e muito menos se procurou até agora cumprir o que determina aquele dispositivo constitucional. … … Comentemos o fato, com inteira independência, sem complexos de inferioridade, para que possamos extrair dessas conjecturas a solução mais sábia para nossos interesses.”
Liberdade para o Continente Negro
dez 25, 1956 | Artigos do Rômulo
“O negro já se não amoldará à vontade soberana do branco, tão afeiçoado a escravizar povos indefesos. O colonialismo apaga-se nos horizontes carregados dos conflitos, enquanto o anseio de maioridade política, como tendência natural da dignidade humana, entumece e arrebata as inteligências de povos subjugados. … … Com efeito o continente negro levanta a sua juba, qual leão malferido. A ninguém é lícito pisar a dignidade de um povo, sem chamar sobre si a responsabilidade de reparação.”
A Irradiação que Cura Também Mata
dez 9, 1956 | Artigos do Rômulo
“Como se vê é de alarmar o perigo que todos corremos, diante da obstinada ignorância dos homens que, não obstante tudo isso, insistem nas experiências atômicas.”
Soberba Felonia Social
nov 25, 1956 | Artigos do Rômulo
“Corpos nus e bocas famintas trazem aos ouvidos moucos da sociedade, os brados de desespero e de revolta da maior parte da população, explorada por uma elite que não deseja reconhecer as consequências de seus próprios desatinos.”
Parnaso de Além-Túmulo
nov 22, 1956 | Artigos do Rômulo
“Basta abrirmos ‘Parnaso de Além-Túmulo’, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, para que obtenhamos evidente de que a vida continua. … … O livro desdobra-se por quase quinhentas páginas, numa orgia maravilhosa de sons e de luzes.”
Povo Emudecido, Povo Escravizado
nov 11, 1956 | Artigos do Rômulo
“Parece mesmo que Goiás está atralhoado aos grandes acontecimentos que empolgaram a vida nacional. Justamente nesse momento decisivo para a palavra falada e escrita, coube ao nosso Estado agasalhar a mais entusiástica das Conferências dos Jornalistas do país, erigido em palco dos estudos que a grande classe promoveu para a defesa de seus direitos e interesses.”
Grande Quimera Humana
jan 17, 1941 | Artigos do Rômulo
” ‘Não sabem ser justos, e querem ser livres’, a grande frase de Sieyés. Para os juízes e pessoas do governo, do quilate desses que julgaram questões de suma importância, deixando-se corromper do suborno, do interesse pessoal e da perseguição interesseira, é que calha, perfeitamente, a frase de Sieyés.”
Outra Vitória
dez 31, 1938 | Artigos do Rômulo
Artigo publicado em 1938, no jornal “Brasil Central”, da cidade de Bonfim, hoje Silvânia. Rômulo tinha 19 anos. Terminou o ginásio no Colégio Arquidiocesano Anchieta no ano anterior. Já era professor do Ginásio e chefe de Gabinete da Prefeitura de Bonfim.