RÔMULO GONÇALVES

TESTEMUNHOS

Participe do Memorial

Envie seu testemunho

ENVIE SEU TESTEMUNHO

Conheceu Rômulo Gonçalves? Ele foi seu amigo? Seu parente? Quais os valores que ele prezava e defendia? Tem alguma passagem significativa de sua vivência com ele? Advogou causa(s) sua (s) ou de alguém próximo a você? Foi colega de trabalho? Atuou em tribunais em que você trabalhou? Foi companheiro de lutas realizadas pela OAB? Participou ou assistiu  palestras que ele proferiu? Leu seus artigos? 

Sabe de causos e “estórias” sobre o “Dr. Liberdade”? Partilhe conosco!

Envie seu testemunho com nome completo e foto para deixarmos registrado neste memorial. Sua contribuição é importante.

Para fazê-lo clique aqui.

MENSAGENS RECEBIDAS

Marcantônio Dela Corte – Historiador e Anistiado Político

Reincidentes que éramos de ações políticas contra o governo militar, teríamos o nosso flagrante quebrado e a nossa liberdade resguardada? Sim! Tudo começou quando, numa manhã, um senhor de meia idade apareceu em nossa cela. Eu não o conhecia. Era o advogado Rômulo Gonçalves. Um senhor de jeito simples no falar, com um semblante calmo e uma generosidade que nunca tinha visto. Naqueles momentos ele nos explicou tudo e nos informou que já tinha visto o nosso processo e que ficássemos tranquilos porque ele ia, dentro do que a lei permite, fazer o possível para que saíssemos dali.  LEIA MAIS

Cândida Veloso – Servidora da Procuradoria Geral da República

“Tive o prazer de conviver com o Doutor Rômulo, meu finado sogro, por 10 anos. Foi uma década de belas trocas e aprendizados enriquecedores! Ainda sinto a textura do toque das suas mãos nas minhas, quando nos cumprimentávamos a cada encontro ou despedida.
O “Doutor Liberdade” me inspirou e me inspira enormemente, tanto sob o aspecto pessoal quanto o profissional. Ter convivido com ele foi um privilégio indescritível e uma honra inigualável. Saudades eternas…”

Eladyr Pimentel – Advogado

“Para o DR. RÔMULO GONÇALVES não existia as cancelas, as portas estavam sempre abertas. Aos juízes não levava pedidos, apenas sugeria e recomendava a aplicação da Lei ao caso concreto, como numa didática exemplar e correta. Nas audiências e tribunais arrebatava as atenções de todos. Sua fala se equiparava ao cantar dos tenores, não falava simplesmente o que os juízes gostariam de ouvir, falava o que os juízes tinham de saber.”

Destaques

Rômulo Gonçaves participando de reunião na OAB-GO em 27/05/1975.

Valterli guedes (Jornalista)

“Advogar para perseguidos políticos? Quem haveria de? Claro, vários advogados goianos cumpriram, e bem, esse papel. Nem vou citar nomes, mas eles estão aí mesmo. Cito apenas o maior de todos, a quem aqui presto homenagem na certeza de estar falando por uma multidão: Rômulo Gonçalves! Autêntico herói. E herói da mais nobre causa, a da liberdade.” DIÁRIO DA MANHÃ , 06/11/2008.

Fernando Cunha (Deputado Federal 1971-1991)

“Faço coro com Valterli. A OAB (de Goiás e do Brasil) deveria se pronunciar com o falecimento do seu ilustre associado, a Assembléia Legislativa, a Câmara Municipal, a Câmara Federal, o Senado. Porque Rômulo fez história. Aliás, chego a dizer que foi talvez um dos personagens mais brilhantes da luta contra a ditadura militar em 1964.” DIÁRIO DA MANHÃ. 11/11/2008, sessão Opinião.

Hélio de Brito (Vereador em Goiânia à época)

“Como advogado talentoso. ele foi um intrépido defensor de muitas pessoas vítimas de processos investigativos instaurados pelo regime militar que se iniciava no País, muitas vezes, expondo sua própria vida, o que fazia com desassombro, quando muitos de seus colegas se omitiam em fazê-lo.”  DIÁRIO DA MANHÃ. 22/11/2008, sessão Opinião.

HOMENAGENS

Centro Acadêmico XI de Maio

“Com a presença do Prof. Paulo Tormim, diretor daquela Faculdade e de centenas de acadêmicos, homenageia o Centro XI de Maio ao Dr. Rômulo Gonçalves que, no Supremo Tribunal Federal, obteve expressivas vitórias a favor de ilustres goianos, envolvidos em IPMs, por acusações de adversários políticos.”

FALE CONOSCO

11 + 5 =

MEMORIAL RÔMULO GONÇALVES DE DIREITOS HUMANOS

Direção - Wagner Gonçalves

Gestão do portal - marcelozelic@gmail.com (11) 994887-2800

Realização